quinta-feira, 26 de abril de 2012

Workshop "A IMPORTÂNCIA DO AFETO E RECONHECIMENTO EM NOSSAS VIDAS"




·        ACONTECEU!!!

Na 4ª feira (18/04/2012), na sede da 5ªCRE (Rocha Miranda), aconteceu o Workshop "IMPORTÂNCIA DO AFETO E RECONHECIMENTO(CARÍCIA) EM NOSSAS VIDAS", ministrado pelo Dr. Jorge Fagim, médico do CMS Jorge Saldanha Bandeira de Melo (Tanque-JPA), autor e responsável pelo pelo Programa de Educação em Saúde para Adolescentes (PESA) desenvolvido, 
em parceria com o CMS, na Escola Municipal Pio X (pertencente a nossa 7ªCRE), também no Tanque, a 500 metros do CMS.

Participaram, divididos em 4 grupos, 
30 professores da própria CRE em cargos de gerenciamento e mais 106 professores de 50 escolas da região: Irajá(13), Rocha Miranda(06), Marechal Hermes(05), Oswaldo Cruz(05), Quintino(04), Cavalcanti(03), Honório Gurgel(03), Madureira(03), Bento Ribeiro(02), Cascadura(02), Vila Kosmos(02), Colégio(01) e Turiaçú(01)

Este convite foi fruto do conhecimento pela coordenadora da 5ª CRE, Profª Célia Regina Nápole, do trabalho desenvolvido em março com 45 professores da E. M. Pio X onde, de forma teórico-vivencial, o profissional que, além de pediatra e hebiatra é terapeuta clínico em Análise Transacional (AT) e didata em formação pela União Nacional de Analista Transacionais do Brasil (UNAT-Br), buscou informar e instrumentalizar esses valorosos professores que aceitaram o desafio de trabalhar 
4 dias na semana em 5 turnos seguidos de aula com com as turmas do Projeto de Reforço Escolar (Aceleração) composta de alunos com grande defasagem ano/série, muitos deles com problemas além do aprendizado, no ambito emocional-familiar.

Neste encontro foi apresentado e trabalhado com a assistência o conceito da AT de CARÍCIA"unidade de ação social que envolve o reconhecimento", do 
Dr. Eric Bern (psiquiatra canadense criador da Análise Transacional)que se baseou em vários experimentos com animais e seres humanos de renomados pesquisadores, para chegar ao conceito da Carícia (Stroke), uma das Fomes Básicas do ser humano, sendo esta tão importante para a psique e a saúde mental do indivíduo, como o alimento é para o corpo e a saúde física. 
Na oportunidade foram sorteados 4 exemplares do livro
 A CARÍCIA ESSENCIAL - UMA PSICOLOGIA DO AFETO doados pelo profissional. Este entregou também a cada professor um conto infantil sobre a Carícia para darem início a abordagem desse conceito em sala de aula com seus alunos.










    Em breve teremos  mais fotos e publicaremos o resultado da análise dos questionários de avaliação do evento que foram distribuídos aos professores ao final de cada grupo.

Para os interessados em saber mais sobre a Carícia e a Análise Transacional:


0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Geremario Dantas, n° 135 - Tanque

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3392-0704 | 2425-2686