quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ORIENTAÇÕES DA SEMANA
 
 
 
 
 O QUE É A DENGUE ?
 
 
 A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO

       A dengue pode se apresentar clinicamente de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

INFECÇÃO INAPARENTE

        A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

DENGUE CLÁSSICA

          A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.
           Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.


COMO É FEITO O TRATAMENTO DA DENGUE CLÁSSICA?

Não há tratamento específico para o paciente com dengue clássico. O médico deve tratar os sintomas. É importante também que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido e principalmente não se automedique.
 

DENGUE HEMORRÁGICA

         A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrenterites.   

    Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

COMO É FEITO O TRATAMENTO DA DENGUE HEMORRÁGICA?

Já os pacientes com Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) devem ser observados cuidadosamente para identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. O período crítico ocorre durante a transição da fase febril para a sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença. A pessoa deixa de ter febre e isso leva a uma falsa sensação de melhora, mas em seguida o quadro clínico do paciente piora. Em casos menos graves, quando os vômitos ameaçarem causar desidratação, a reidratação pode ser feita em nível ambulatorial

GRAVIDEZ E DENGUE

Nas grávidas o cuidado  precisa ser redobrado, principalmente nas formas hemorrágicas. Isso porque a imunidade se reduz naturalmente durante a gravidez.

QUAIS OS CUIDADOS QUE A GESTANTE DEVE TOMAR PARA EVITAR A DENGUE?

É preciso eliminar os locais que sirvam de criadouros do Aedes aegypti, evitando acúmulo de água parada perto de casa e local de trabalho. É recomendado telas de proteção em portas e mosquiteiros. O uso de roupas que protejam mais o corpo, como calça comprida e meia, pode reduzir a chance de a pessoa ser picada pelo mosquito.

QUAL A FASE DA GRAVIDEZ QUE É MAIS ARRISCADA EM CASO DE DENGUE?
Alguns relatos recentes evidenciaram que se a mulher estiver infectada com o vírus da dengue perto do período do nascimento do bebê, a criança poderá nascer infectada ou adquirir a doença no momento do parto, mas, na maioria dos casos, é pouco frequente. Também pode ocorrer ameaça de abortamento nos três primeiros meses de gestação. Nas formas mais graves da doença, a partir do sétimo mês, pode existir ameaça de desenvolver fatores de risco para a prematuridade, como a hipertensão gestacional, pressão baixa e descolamento prematuro de placenta.

RECOMENDAÇÕES PARA GRÁVIDAS COM SUSPEITA OU CONFIRMAÇÃO

 A gestante deve procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou Maternidade O tratamento para gestante inicialmente é o mesmo: repouso, hidratação oral ou intravenosa para febre e dor.  Nos casos mais graves é preciso internação, de preferência em maternidades de alto risco fetal. Nos casos em que a mulher esteja amamentando, essa deve ser estimulada mesmo em casos de confirmação da doença, pois o vírus da dengue não é transmitido pelo leite materno.

COMO COMBATER A DENGUE?

Veja como atitudes simples podem acabar com o foco da dengue na sua casa.

Encha de areia até a borda todos os pratinhos dos vasos de planta;

Lave semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

Jogue no lixo todo o objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, garrafas vazias, etc;

Mantenha bem tampados tonéis e barris de água;

Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada e não deixe a agua da chuva acumular na laje;

Se você tiver vasos de plantas aquáticas, toque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;

Coloque os lixos em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios;

Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-o sem água em local coberto longe da chuva;

Guarde garrafa sempre de cabeça para baixo.     

 O COMBATE A DENGUE COMEÇA DENTRO DE CASA. FAÇA SUA PARTE.

DENGUE SO SE TRANSMITE ATRAVEZ DA PICADA DO MOSQUITO. SEM A LARVA NÃO EXISTE MOSQUITO. SEM O MOSQUITO NÃO EXISTE A DENGUE.

PREVINA-SE!

 
Em caso de dúvidas procure a Estratégia de Saúde da Família
 
 

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Geremario Dantas, n° 135 - Tanque

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3392-0704 | 2425-2686